Homenagens marcam celebrações dos 250 anos de peregrinação ao Santuário da Piedade

O Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe programação especial no próximo sábado, 30 de setembro, para celebrar os 250 anos de história do povo peregrinando na fé a esse território sagrado, dedicado à Padroeira de Minas Gerais. Às 14h, perto do Jardim de Espiritualidade – Caminho das Dores de Nossa Senhora -, serão inauguradas placas que narram a história do Santuário e de personagens ilustres que ajudaram a compor a sua história. Em seguida, às 15h, o arcebispo dom Walmor celebra Missa, na Ermida da Padroeira. Às 16h45, serão homenageados os benfeitores e amigos do Santuário, com a Medalha Comemorativa deste Ano Jubilar. A homenagem é uma iniciativa da Arquidiocese de Belo Horizonte e do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IGHMG).

A A consagração do Estado de Minas Gerais a Nossa Senhora da Piedade ocorreu em 1960, após o Papa São João XXIII reconhecer que Maria, Mãe da Piedade, é a Padroeira de Minas. Porém, as peregrinações ao Santuário começaram bem antes, no século 18. Tudo começa com a história de um milagre. Uma jovem, surda e muda, passa a falar e a ouvir após testemunhar a aparição de Nossa Senhora, no alto da Serra. Seu relato toca o coração de um português, Antônio da Silva Bracarena, que veio ao Brasil em busca de riquezas. Bracarena se converte e decide investir tudo o que tem na construção de uma singela Igreja, no alto da Serra da Piedade. No dia 30 de setembro de 1767 – há exatos 250 anos -, ele consegue a autorização para construir a Ermida de Nossa Senhora da Piedade, no alto da Serra. Assim, o território sagrado dedicado a Virgem Maria reúne peregrinos há mais de dois séculos.

Todos os anos, o Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe mais de 500 mil fiéis. Desde 2010, a Arquidiocese de Belo Horizonte investe na revitalização desse território sagrado, com trabalhos que buscam a preservação dos espaços, melhorias de infraestrutura, cuidados com o meio ambiente e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável de comunidades vizinhas.

14h – Início das Solenidades, apresentação da Banda do Exército
15h – Missa
16h – Apresentação do Lyricus Musical
16h45 – Sessão solene coordenada pelo IHGMG para apresentação, bênção e outorga de Medalha Comemorativa aos amigos e benfeitores do Santuário da Padroeira de Minas