Ir para página principal

Da Ermida ao Calvário

 

 

Conheça os principais espaços do Santuário Nossa Senhora da Piedade e maravilhe-se com sua magnífica arquitetura divina.

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade tem o acesso asfaltado e toda a sua estrutura revitalizada para acolher bem os visitantes: “Espaço Café”, restaurante (Espaço de Convivência Dom João Resende Costa), estacionamento e a Casa dos Peregrinos Dom Silvério, ambiente especial para orações, meditações e seminários - destaque pelo seu audacioso projeto arquitetônico.

 

 

A Ermida da Padroeira


Em 30 de setembro de 1767, Antônio da Silva Bracarena e Manuel Coelho Santiago receberam licença para erigir  uma capela com a invocação de Nossa Senhora da Piedade, no alto da então denominada Serra do Caité. Em 1856, o capuchinho Frei Luiz de Ravena retomou as obras, ampliando a capela, julgada pequena para comportar o número de fiéis presentes nas celebrações religiosas.

Na Ermida encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, atribuída a Aleijadinho.

Ladeando a nave única encontram-se dois pequenos corredores, espaços antigamente destinados à pousada dos romeiros. Hoje, estes corredores laterais abrigam a Capela do Sagrado Coração de Jesus e a Capela do Santíssimo Sacramento ou de São José. Nelas, situam-se painéis azulejares com pinturas figurativas datados de 1996, concebidos pela artista plástica Maria Helena Andrés e executados em azulejos por Gianfranco Cavedone Cerri.

 

Clique aqui para saber os horários de missas na Ermida.

 


 

  

Igreja Nova das Romarias


A Igreja Nova das Romarias foi edificada a partir de 1974, com projeto do arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda. A concepção do edifício insere-se no domínio da arquitetura “moderna”, que se caracterizou pela utilização do concreto puro aparente moldado, articulado com outros materiais. A Igreja revela uma rica simbologia, traduzida não apenas no edifício, mas em sua ornamentação interna, com os murais de cerâmica fosca que revestem as paredes baseados em temas bíblicos, abordados no Evangelho de Lucas, e executados pelo artista plástico Cláudio Pastro, em 1989.

À esquerda do altar, encontra-se a imagem de Nossa Senhora da Piedade, confeccionada em 1998, pelo artista plástico Léo Santana. A imagem, apesar de suas características particulares, faz referência a Pietá, do Mestre Francisco Lisboa, o Aleijadinho, que está na Ermida do Santuário.

 

Espaço para Exposições

A Igreja Nova das Romarias abriga, em seu saguão de entrada, espaço dedicado a exposição fotográfica com o histórico do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade. O espaço também pode ser utilizado para outras mostras ou exposições.

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui para saber os horários de missas na Igreja Nova das Romarias.


 
Caminho das Dores de Maria

O Caminho das Dores da Mãe da Piedade é um “jardim de espiritualidade” que contribui para os momentos de oração na Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Trilhar o Caminho das Dores da Mãe da Piedade também é oportunidade para cultivar a força que permite superar as muitas adversidades da vida.

O Caminho reúne mosaicos que retratam sete momentos da vida de Maria, narrados na Bíblia. A via contribui para que todos reconheçam o sentido de peregrinar.
 

 

 

 

 

  


 

Casa dos Peregrinos Dom Silvério


O Santuário está aberto para visitação durante todos os dias da semana. Para os  visitantes que desejarem desfrutar por mais tempo deste momento de espiritualidade e fé, e aproveitar as belezas naturais da Serra da Piedade, a Casa dos Peregrinos Dom Silvério oferece serviço para grupos passarem o dia ou se hospedarem, de terça-feira a domingo. A Casa tem capacidade para receber até 38 pessoas.

Reserve sua estadia com antecedência:
Telefone: (31) 3651-6325/6335
E-mail: sensp.hospedagem@arquidiocesebh.org.br

 

   



 

Espaço Dom João Resende Costa - restaurante


As refeições no Santuário podem ser realizadas no Espaço Dom João Resende Costa, contemplando a maravilhosa vista da serra da Piedade, que impressiona durante o dia, no pôr do sol e também à noite.

 

 

 


Horário de funcionamento:

Segunda: aberto a visitação de 11h às 17h
Almoço self-service para R$ 34,90 (quilo) de 11h às 14h30

Terça à sexta:
aberto a visitação de 8h às 17h
Almoço self-service para R$ 34,90 (quilo) de 11h às 14h30

*Para refeições após 13h30, favor informar pelo telefone (31) 3651-5661.

Sábado e domingo:
aberto a visitação de 8h às 18h
Almoço (quilo) de 11h às 15h
Receitas mineiras, trivial variada e rica mesa de sobremesas

Café Colonial: Receitas tradicionais de quitandas, doces e salgados da Minas Colonial.
Apenas para grupos de no mínimo 15 pessoas, com reserva antecipada.

Reservas para eventos e grupos fechados (cardápios especiais): (31) 3651.6325 / 3651-5661
E-mail: sensp.secretaria@arquidiocesebh.org.br
 


 


 

 

Espaço Padre Virgílio Resi - cafeteria/lanchonete 

 

O Santuário Nossa Senhora da Piedade possui um espaço de convivência acolhedor para receber os peregrinos. No Espaço Café, os romeiros saboreiam um delicioso café pela manhã e um especial lanche da tarde.

 

 

 

 

 


   

Biblioteca 

 

A biblioteca do Santuário Nossa Senhora da Piedade conta com um rico acervo de obras raras, entre elas a coleção Sources Chrétiennes, com páginas em grego e francês. Além de exemplares em outros idiomas como italiano, inglês, espanhol.

O acervo irá integrar o projeto do Centro Cultural João Paulo II, que será construído no Santuário. Já foram catalogados 12 mil exemplares do conjunto de obras que será disponibilizado para o público.

 

    


 

Via-Sacra


O Santuário oferece duas opções de Via-Sacra para os visitantes que quiserem vivenciar os Passos da Paixão de Cristo. Há um percurso mais longo, na estrada vicinal que dá acesso ao Santuário. E um mais curto próximo à Ermida e ao Calvário.


- Percurso longo
Os Passos da Paixão de Cristo são representados em um conjunto de 15 painéis azulejares que revestem pilares de alvenaria de pedra. Os pedestais tiveram a disposição concebida pela arquiteta Ana Schimidt, que se serviu do modelo da Via-Sacra existente no Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua - Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem.

 

 

 


- Percurso curto
Início na Igreja Nova das Romarias (na Praça Alcides da Rocha Miranda) até a Ermida da Padroeira de Minas (na Praça Cardeal Mota)

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 


 

 

Jardim das Oliveiras

Com a imagem de Jesus em oração, em um contexto paisagístico marcado pelo verde das oliveiras, esse inspirador ambiente do Santuário Nossa Senhora da Piedade remete à passagem bíblica em que Jesus reza no Horto das Oliveiras. A imagem de Jesus é obra de arte da artista Vilma Noël, escultura em pó de granito que pesa uma tonelada. O projeto paisagístico, de Maria das Graças Drumond Souza Lima, contempla 75 exemplares de oliveiras, que foram plantadas em 2016. A harmonia entre a arte e o verde é um convite à oração e à contemplação.

 

 


 

Calvário


Diante da fachada frontal da Ermida, avista-se as esculturas do Calvário, moldadas em ferro nodular, executadas por Vlad Eugen Poenaru, pesando cerca de uma tonelada cada. A escultura é composta, ao centro, por uma grande cruz, à qual se prende a imagem de Cristo, tendo à sua direita a Virgem Maria e à sua esquerda, São João.

 

 

 


 

Cripta São José


Interligada à Casa dos Peregrinos, a Cripta atende aos grupos que se reúnem para fazer retiros e também possui um acesso externo.  Na Cripta, estão sepultados frei Rosário Jofylly e padre Virgílio Resi, grandes ícones na história do Santuário Nossa Senhora da Piedade. 

 

 Sábado e domingo: Adoração Eucarística na Cripta São José - 8h30 às 15h.

 

 


 

 

Observatório Frei Rosário

 

O Observatório Astronômico Frei Rosário, mantido pela Universidade Federal de Minas Gerais, oferece aos visitantes equipamentos especiais para conhecer mais de perto a astronomia.
 

*Para a visitação, é necessário agendamento prévio com o Departamento de Física da UFMG