Santuário da Padroeira de Minas: oração pela paz na Síria marca peregrinação da juventude

A Praça Cardeal Motta, em frente à Ermida da Padroeira de Minas Gerais, recebeu milhares de jovens - mais de oito mil - e, mesmo com tanta gente, foi ocupada por um instante de completo silêncio. Os fiéis que participaram da 22ª peregrinação dos jovens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais, rezaram, unidos, em comunhão com muitas pessoas que também se reuniram na Praça da Liberdade, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, em ato pela paz na Síria. A Missa marcou também o início das transmissões em alta definição, realizadas pela TV Horizonte, emissora da Padroeira de Minas Gerais. Agora, o telespectador que sintoniza a TV tem ainda mais qualidade de som e imagem.

A peregrinação dos jovens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é um dos momentos mais marcantes no calendário de romarias ao território sagrado dedicado à padroeira de Minas Gerais. Aproximadamente 130 ônibus levaram grupos de jovens das muitas paróquias que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte,  rede de comunidades de fé presente na Capital Mineira e em outros 27 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. O jovem Igor Artur Teixeira Rodrigues e sua namorada, Amanda Carolina Ferreira, chegaram às 8h ao Santuário e participaram de toda a programação: a procissão rumo ao ponto mais alto do Santuário, a adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja das Romarias, a oração do Terço e pela paz na Síria, na Praça Cardeal Motta e a Celebração Eucarística, presidida pelo arcebispo dom Walmor. “Ver tantos jovens reunidos pela fé nos anima, é inspirador”, diz Igor Artur Teixeira Rodrigues. “O Santuário Nossa Senhora da Piedade enche nosso coração de paz”, acrescenta Amanda.

O arcebispo dom Walmor lembrou que o 15 de agosto é oportunidade para se recordar de modo muito especial de uma jovem, a Mãe de Deus, Maria, que ensina cada pessoa a seguir os passos do Mestre Jesus. Em seguida, sublinhou: “Nós, como família, Igreja e sociedade, precisamos da força dos jovens que têm a alegria de testemunhar a fé em Deus. E a experiência de peregrinar ao Santuário é uma oportunidade para a juventude deixar-se marcar pelo amor de Deus, pela presença amorosa de Maria. Um momento singular, de grande riqueza, que consolida no coração de todos, especialmente dos jovens, a fé”.

Conforme ensina dom Walmor, os jovens precisam acolher a Palavra de Deus, “exatamente para que todos, agora, e também no futuro, na vida adulta, diante de grandes responsabilidades, sejam marcados pelo Evangelho.

Meios de comunicação que realizaram reportagens sobre a peregrinação dos jovens (em breve, disponibilizaremos os links)

TV Globo

TV Horizonte