Milhares de fiéis participam da 3ª Peregrinação do Terço dos Homens ao Santuário da Padroeira de Minas

O clima estava bem frio e o dia ainda estava amanhecendo, quando as primeiras caravanas começaram a chegar ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté. Peregrinos de todo o estado se encontraram neste sábado, dia 27 de agosto, para vivenciar momentos de fé e comunhão durante a 3ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário da Padroeira de Minas.

Os amigos Genebaldo Russi e Jota Resende percorreram mais 500 quilômetros, saindo da cidade de Passos, na véspera, para participar do momento especial de devoção. Mas o cansaço não os abateu, e eles subiram a serra caminhando, em procissão, junto com mais de 10 mil pessoas. “São muitos devotos, uma das maiores peregrinações de que já participamos, isto faz com que seja uma emoção diferente, uma alegria única” disse Genebaldo. “Eu não costuma frequentar a igreja, mas tinha uma forte lembrança de quando minha mãe rezava o terço junto com os filhos. Esta memória especial fez com que eu aceitasse, com muita alegria, o convite para conhecer o movimento do Terço dos Homens, e, depois disso, não largo mais, é uma graça em minha vida” declara, com emoção, Jota. Os dois devotos não conheciam o Santuário da Mãe da Piedade e, encantados com a beleza do local, pretendem voltar mais vezes.

A procissão até o alto da Casa da Padroeira de Minas foi conduzida pelo pró-reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade e coordenador do Terço dos Homens na Arquidiocese de Belo Horizonte, padre Carlos Antônio. À frente dos peregrinos, estavam as imagens de Nossa Senhora da Piedade e de São José. Quando todos chegaram diante da Ermida da Padroeira, no fim da manhã, foi celebrada Missa, transmitida pela Rádio América e TV Horizonte.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo arcebispo dom Walmor, que destacou a importância dos grupos de Terço dos Homens para as famílias e para a Igreja. “São pais, filhos, esposos, em um momento de espiritualidade, olhando para Maria e aprendendo com ela, que é discípula, um caminho para colocar Jesus no Centro de suas vidas. Uma aposta bonita e importante, uma grande graça de Deus para fortalecer as famílias. Que os homens possam ser sempre presença de ternura, respeito e amor em todas as casas”.

E muitas famílias estavam presentes. O mecânico Cláudio Lúcio, de Contagem, levou o pequeno filho Felipe para o encontro: “viemos rezar juntos pela nossa família e também rezar pelo nosso país, pedindo sempre a intercessão de Nossa Senhora”.

Dom Walmor também lembrou aos peregrinos que em 2017 serão celebrados os 250 anos de peregrinações ao território sagrado da Padroeira de Minas "Será um ano de celebrações, um ano de Jubileu. Saímos daqui também com a tarefa missionária de convidar cada mineiro a visitar a casa da Padroeira de Minas Gerais", disse.

À tarde, os peregrinos se reuniram para a Oração do Terço, envio do ícone peregrino e abertura do "manto" de Nossa Senhora.

Imprensa:
TV Globo