Santuário Nossa Senhora Piedade será sede do Salão Nacional do Turismo Religioso

Estão abertas as inscrições para Salão Nacional do Turismo Religioso, realizado entre os dias 14 e 17 de setembro, no Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais.

O Salão do Turismo Religioso irá reunir santuários, instituições de ensino, operadoras de turismo, empreendedores e formadores de opinião das áreas de gastronomia, hotelaria e turismo.

Durante o evento, também será apresentada a Pastoral do Turismo Religioso da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Programação:

14 de setembro

19h30 – Abertura
Ricardo Faria – Secretário de Estado de Turismo
Dom Walmor Oliveira de Azevedo - Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte
Atração Cultural

15 de setembro

10h30 às 11h – Mesa redonda: Turismo Religioso Nacional e Internacional – Gustavo Arrais (Secretário Adjunto de Estado de Turismo), Anderson Rocha (Convention e visitors Bureau). Mediador: Eberhard Hans Aichinger

11h às 11h30 – Palestras: Pastoral do Turismo – Pe. Manoel de Oliveira Filho (Coordenador Nacional da Pastoral do Turismo). Mediador Josimar da Silva Azevedo (PUC-MG).

14h às 15h30 – Oficina de Gastronomia

15h30 às 16h30 – Degustação orientada de queijos

16 de setembro

9h às 10h30 – Mesa redonda: Entre Santuários do Brasil  - Pe. Fernando César do Nascimento, Pe. Carlos Antônio da Silva (Santuário Nossa Senhora da Piedade-MG), Pe. Luís Carlos do Vale Fundão, Pe. Lauro Palu (Santuário Caraça-MG), Pe. José Napoleão Lauriano dos Santos (Santuário Santa Paulina-SC). Mediador: Josimar da Silva Azevedo (PUC-MG).

10h30 às 11h30 – Painel: Turismo e Gastronomia – Hans Eberhard (Consultor), Ronie Peterson (Chef Executivo Hotel Senac Grogotó), Raquel Araújo (Nutricionista). Mediadora: Vani Fonseca Pedrosa

14h30 às 15h – Painel: Roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, primórdios de Minas. Uma oportunidade de negócios para os empresários regionais – Isabella Ricci (Diretora Executiva Associação do Circuito do Ouro), Vani Fonseca Pedrosa (Senac), Renato Lana (Sebrae)

17 de setembro

9h às 10h – Conferência: Peregrinações aos Santuários – Pe. Alexandre Awi (Diretor Nacional do Movimento Apostólico de Schoenstatt).

10h30 às 12h – Oficina dos produtores com insumos dos primórdios (Emater-MG): município de santa Bárbara, Catas Altas, Caeté e Barão de Cocais. Pratos diversos com produtos da horta histórica. Coordenação: Vani Fonseca Pedrosa.

Casa dos Peregrinos Dom Silvério

Para os  visitantes que desejarem desfrutar por mais tempo deste momento de espiritualidade e fé, e aproveitar as belezas naturais da Serra da Piedade, a Casa dos Peregrinos Dom Silvério oferece serviço para grupos passarem o dia ou se hospedarem.

Reserve sua estadia com antecedência:

E-mail: sensp-casadosperegrinos@arquidiocesebh.org.br