Santuário da Padroeira de Minas é Atrativo Turístico de Especial Relevância

O Santuário Nossa Senhora da Piedade agora é, oficialmente, atrativo turístico de especial relevância para o Estado de Minas Gerais. Neste dia 31 de julho de 2012, quando são celebrados os 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira de Minas Gerais, o governador Antonio Anastasia assinou o decreto de reconhecimento. A solenidade de oficialização foi realizada no Santuário e contou com a presença de autoridades políticas, empresariais, fiéis, religiosos e representantes dos meios de comunicação católicos. O momento especial também foi marcado pela assinatura da ordem de serviço para a implantação da segunda fase do Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), rota de peregrinação que liga o Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais ao Santuário Nossa Senhora Aparecida - Padroeira do Brasil.

O arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, falou aos presentes que o Santuário é um grande dom de Minas Gerais. O Arcebispo lembrou que a história desse espaço sagrado remonta o século 18, “uma história marcada pela fé”. Dom Walmor sublinhou que deve ser compromisso de governos e de toda a sociedade a tarefa de fazer com que “todos os mineiros coloquem no coração esse lugar especial”. Muito contente, o Arcebispo agradeceu o governador Anastasia pelo reconhecimento. De modo muito especial, agradeceu também os representantes de TVs católicas que participaram da solenidade, pelo importante trabalho de evangelização.

O governador Antonio Anastasia disse que seu “coração estava em festa por Deus permiti-lo assinar o decreto que declara o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância”. O Governador, referindo se ao Santuário, disse que “dessa arquitetura magnífica de Deus sente-se a força da fé, a manifestação do divino”. Antonio Anastasia lembrou que o Crer será um caminho que permitirá, a muitas pessoas, a redescoberta da religiosidade. Foi bastante aplaudido quando anunciou as obras de iluminação da entrada do Santuário, que serão desenvolvidas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).
A solenidade foi concluída com um momento de oração na Ermida da Padroeira. Antes, o governador Anastasia entregou ao arcebispo dom Walmor a logomarca do Crer, para entusiasmo especial das representantes da Associação de Caminhantes da Estrada Real, que acompanhavam a solenidade.

Encontro de representantes das TVs católicas

Após o evento, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, participou de um momento de confraternização com representantes das TVs católicas que estavam presentes no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Eles acompanharam a programação especial, que fez parte das comemorações dos 52 anos de proclamação de Nossa Senhora da Piedade como padroeira de Minas Gerais. Estiveram presentes o arcebispo de Uberaba, dom Paulo Mendes Peixoto - membro do conselho da Rede Vida, o padre Evaldo César de Souza - representante da TV Aparecida, Anselmo José - produtor artístico da TV 3º Milênio, José Maria Albiero - diretor da TV Século 21 e Francieli Oliveira - coordenadora da TV Canção Nova. Padre Geovane Marques (diretor), Kátia Castro (coordenadora de jornalismo) e Leandro Maia (coordenador de produção) representaram a TV Horizonte, emissora da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Durante a confraternização, dom Walmor agradeceu as emissoras pelo importante trabalho. “Cada uma com sua característica, mas partilhando o mesmo objetivo de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”, destacou o Arcebispo.