“Passos do Crer”: Peregrinos percorrem o Caminho Religioso da Estrada Real

Os peregrinos Edésio Martinho e José Eustáquio

Os amigos Edésio Martinho de Oliveira e José Eustáquio de Souza Matos começam a percorrer, a pé, o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), que o une o Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais ao Santuário Nossa Senhora Aparecida – Padroeira do Brasil. O percurso, que será feito em 40 dias, envolve 37 cidades e distritos. Os peregrinos serão os primeiros a trilhar o percurso e contam com a ajuda do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura (Nepac) da PUC Minas, instituição da Arquidiocese de Belo Horizonte.  Graças ao apoio logístico do Nepac, os romeiros poderão fazer paradas para descanso e alimentação em paróquias, casas de fiéis e em galpões, tudo oferecido por pessoas das comunidades que integram a rota de peregrinação.   A esposa de José Eustáquio, a senhora Norma Sueli Carvalho, seguirá de carro à frente dos peregrinos e os aguardará em cada ponto de parada.

Com o apoio aos caminhantes, a partir do projeto “Passos do Crer”, o Nepac contribui para divulgação do Caminho Religioso da Estrada Real, principalmente nas cidades que integram essa rota de peregrinação. Os caminhantes, que são aposentados, planejam escrever um livro sobre a experiência de peregrinar do Santuário da Padroeira de Minas Gerais ao Santuário da Padroeira do Brasil. Durante a caminhada, eles vão registrar as experiências em fotos, textos e sons. Tudo será publicado no site do Santuário Nossa Senhora da Piedade (www.santuarionsdapiedade.org.br) e nas redes sociais.  “Cada paróquia que vai acolher os peregrinos também será convidada a organizar uma pequena celebração para recebê-los, levando um símbolo que represente a comunidade”, explica o professor Camilo de Lelis, integrante do Nepac.

O início da caminhada foi no último domingo, 22 de maio, quando os peregrinos participaram de Missa com bênção de envio no Santuário Nossa Senhora da Piedade. Inspirado pelo Caminho de Santiago de Compostela, o Crer está sendo planejado pelo Governo de Minas Gerais, cidades e instituições parceiras, para que o turista possa percorrê-lo a pé, de bicicleta ou a cavalo. O trajeto está sendo demarcado com sinalizações para que o viajante seja capaz de se orientar. Trata-se de um caminho turístico de peregrinação e meditação, com 600 km, e que abrange 86 municípios. Os peregrinos José Eustáquio e Edésio Martinho vão percorrer as 37 cidades que compõem a rota principal, mas há outros 49 que formam a área de influência.

O jornal Estado de Minas/Portal Uai destacou em reportagem de capa, nesta segunda-feira, o início da peregrinação. Clique aqui para ler

Professor Camilo e José Eustáquio