Jovens visitam o Santuário Nossa Senhora da Piedade durante a 14ª Semana de Museus

Durante a 14ª Semana de Museus, o Memorial Arquidiocesano, por meio do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra, realizou uma ação de educação patrimonial no Santuário Nossa Senhora da Piedade com alunos da rede pública de ensino.

Os alunos da Escola Estadual José Bonifácio, de Belo Horizonte, percorreram os espaços culturais do Santuário, na última quinta-feira, acompanhados pela museóloga Rayane Rosário e pela historiadora Denise Capoani, que abordaram conceitos sobre patrimônio, religião, cultura, história, preservação, conservação e proteção ambiental. Os alunos visitaram a Ermida, o Calvário, a Casa dos Peregrinos, a Igreja Nova das Romarias, a Arena da Amizade e as áreas naturais do Santuário. Durante a visita foram abordados os dados históricos, os elementos artísticos, a cultura religiosa, e informações sobre preservação, fauna e flora, também foi realizada uma gincana sobre o tema estudado.

A Semana de Museus é uma ação nacional realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM)  em todo o país, em 2016, o tema proposto foi "Museus e Paisagens Culturais".