Peregrinação da Rensa ao Santuário Nossa Senhora da Piedade

Paróquias da Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida (Rensa) participaram de uma peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade no sábado, 26 de setembro.

A caminhada teve início às 9h, com procissão em direção à Igreja Nova das Romarias com as presenças de dom Luiz Gonzaga Fechio, bispo referencial da Rensa e padre Jorge (Jerzy Wydrych), vigário episcopal da região.  Ao final da caminhada, dom Luiz presidiu a Missa. Durante a Missa, dom Luiz Gonzaga lembrou aos fiéis sobre o propósito da peregrinação de Fé da Rensa: “Você não está aqui para ser mais um ou mais uma, mas, para voltar para casa mais seguro e mais confiante de que Deus o ama”.

Fazendo referência à subida sob forte sol durante a procissão até a Igreja Nova das Romarias dom Luiz ponderou: “Quando a gente faz o exercício de rezar, cantar e silenciar durante a caminhada não sentimos a subida. Da mesma forma na nossa vida a caminhada não é fácil, mas ir  sem Jesus é mais difícil ainda”.

Ao final da celebração a imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira da Rensa foi levada até o altar por jovens que participaram da peregrinação.

Os peregrinos chegaram em cinquenta ônibus, vinte vans e dezenas de carros em caravanas organizadas pelas próprias paróquias. A peregrinação faz parte do calendário anual da Região e é uma oportunidade de promover o encontro entre as comunidades.

Padre Moisés José Bastos, da paróquia Santa Isabel, em Betim, conduziu as orações ao longo do trajeto até a Igreja Nova das Romarias.

Janice Aparecida da Silva, da Paróquia Cristo Salvador, no bairro Novo Riacho, não escondeu a emoção ao falar da Peregrinação. “Eu estava com o coração muito apertado e volto com ele aliviado. As palavras de dom Luiz tocaram fundo no meu coração”, disse.

A Celebração Eucarística, ao final da Peregrinação, foi organizada por padre Pablo Luiz, da paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Betim.  A Equipe de Canto São José, da paróquia São José e São Gabriel, no Barreiro/BH, conduziu os cantos da missa.