2ªPeregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário da Piedade reúne milhares de fiéis

José Benedito Miranda e Wadson Miranda de Souza, avô e neto, juntos, na 2ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.

O senhor José Benedito Miranda, aposentado, e o jovem Wadson Miranda de Souza, 12 anos, estudante, respectivamente avô e neto, acordaram cedo neste sábado, 29 de agosto, para vivenciar um momento especial: a 2ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. Peregrinos de todo o Estado se encontraram para viver momentos de fé, comunhão e fraternidade, na Casa da Padroeira de Minas Gerais. José Benedito Miranda destacou a beleza do Santuário. “Aqui o ar é puro, o ambiente é saudável. Tudo contribui para os momentos de oração”, disse sem esconder a felicidade de ver o neto participar da peregrinação. “Meu neto participa do grupo do Terço dos Homens de nossa Paróquia. Eu o incentivo”, contou o aposentado. E o jovem Wadson acrescentou: “Rezamos o Terço também em casa. Na oração, a gente conversa com Deus”.

Avô e neto, que são da Paróquia Pai Misericordioso, bairro Paulo VI, em Belo Horizonte, caminharam com milhares de devotos de Nossa Senhora, de diversas cidades mineiras, em procissão conduzida pelo pró-reitor do Santuário Nossa Senhora da Piedade, padre Carlos Antônio da Silva. À frente dos peregrinos, estavam as imagens de Nossa Senhora da Piedade e de São José. Quando todos chegaram diante da Ermida da Padroeira, no fim da manhã, foi celebrada Missa, transmitida pela Rádio América e TV Horizonte, graças aos gestos de amor e doação de quem participa da Faço Parte - Campanha dos Devotos de Nossa Senhora da Piedade.

Alegre com a presença de tantos peregrinos, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, momentos antes do início da Celebração Eucarística, disse que a Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é “um sinal da força da fé, da importância da espiritualidade, na vida de todos”. Dom Walmor lembrou que o Terço dos Homens é oportunidade para que “muitos retomem o seu caminho, promove mais amor na família e na sociedade”.

A Missa, celebrada em frente à Ermida da Padroeira de Minas Gerais, foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, dom Gil Antônio Moreira, que é responsável pelo acompanhamento do Terço dos Homens em todo o Brasil. Dom Gil lembrou que uma das virtudes de Nossa Senhora é a humildade ao agradecer dom Walmor por, humildemente, confiar-lhe a missão de presidir a Celebração Eucarística. O Arcebispo de Juiz de Fora citou São João Paulo II para dizer que no “Terço são contemplados os mistérios de Cristo, na companhia de Maria”. Essa referência, posteriormente, foi retomada por dom Walmor, durante a homilia: “Dom Gil citou João Paulo II para reforçar que o Terço é uma contemplação dos mistérios. Por isso, somos agradecidos a Deus pelo dom do Terço dos Homens”.

O Arcebispo de Belo Horizonte, apontando para o calvário, disse que no “altar das montanhas de Minas, Cristo colocou o seu trono, que é a cruz. E no altar das montanhas, a Mãe colocou a sua casa de clemência e de bondade para nos atrair, com o Terço na mão”. Por isso, conforme explicou dom Walmor, o Santuário Nossa Senhora da Piedade é “o coração de Minas Gerais”.

Inspirado na liturgia do dia, que recorda o martírio de João Batista, dom Walmor afirmou que a Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é para fortalecer a união de todos ao coração da Mãe. “Assim, como João Batista, teremos força para testemunhar a fé”, concluiu.

Antes da bênção final, dom Gil agradeceu novamente a dom Walmor pela organização do momento especial que reuniu os grupos de Terço dos Homens de várias cidades mineiras e já convocou todos os devotos presentes a participarem, no próximo ano, da 3ª Peregrinação Mineira do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora da Piedade.

Emocionados, os peregrinos Naelço Dias, aposentado, e Atacil do Nascimento, operador de máquinas, que integram o grupo do Terço dos Homens da Paróquia Beato Padre Eustáquio, devem acolher com entusiasmo a convocação. Pouco antes da Missa, eles conversavam sobre o crescimento do grupo de peregrinos da Paróquia. “No ano passado, na 1ª Peregrinação, vieram 26 homens. Neste ano, compareceram 50. O Santuário é lugar para retiro, encontro com Deus. É um ambiente abençoado”, comentou Naelço Dias. “Levantei às três horas da manhã para estar aqui no Santuário e quero voltar mais vezes”, contou Atacil do Nascimento.

Naelço Dias e Atacil do Nascimento, amigos de Grupo do Terço dos Homens que peregrinam ao Santuário Nossa Senhora da Piedade

Meios de comunicação presentes (clique nos links para ver as reportagens)

TV Globo

TV Alterosa