Jovens peregrinos vivenciam a fé com muita alegria no Santuário da Padroeira de Minas

O arcebispo dom Walmor pediu aos jovens que se inspirem no exemplo de Maria, para que sejam capazes de olhar para Deus e para as outras pessoas, tornando-se servidores. A convocação foi feita durante a Missa presidida pelo Arcebispo que integrou a programação da 20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais. Cerca de 10 mil peregrinos participaram da Celebração Eucarística. Antes, eles vivenciaram momento de catequese, organizado pelo Serviço de Animação Vocacional da Arquidiocese de Belo Horizonte (SAV) e conduzido pelos Irmãos Maristas, na Igreja Nova das Romarias, e puderam se confessar, na Ermida da Padroeira. Durante a Peregrinação, o SAV anunciou que realizará o Festival de Música Cristã. As inscrições começam em setembro e, em breve, será divulgado o regulamento no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A 20ª Peregrinação da Juventude ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais teve como tema “Juventude com Maria construindo uma nova sociedade” e o lema “Eis aqui a Serva do Senhor” (Lc 1,38). Os peregrinos chegaram cedo ao Santuário e, em procissão, conduziram a imagem de Nossa Senhora da Piedade até a Praça Cardeal Motta. Eles foram acompanhados pelo bispo auxiliar da Arquidiocese dom João Justino e pelo pró-reitor do Santuário, padre Carlos Antônio da Silva.

Durante a Missa, em frente à Ermida da Padroeira, dom Walmor lembrou “que a tarefa de se construir uma nova sociedade é enorme e só pode ser realizada por quem tem o coração servidor, como o de Maria”. Em seguida, recordou que os jovens são a esperança de um futuro melhor. O Arcebispo diz que todos os anos, no dia 15 de agosto, o Santuário Nossa Senhora da Piedade recebe um de seus momentos mais bonitos. “Essa magnífica arquitetura divina, com a presença dos jovens, fica ainda mais especial”. Os jovens, segundo dom Walmor, contribuem para rejuvenescer quem já é mais experiente.

Para alguns jovens, essa foi a primeira peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade. É o caso do estudante Jardel de Oliveira Fonseca, de 19 anos, de Contagem (MG). Durante a peregrinação, enquanto observava o grande número de fiéis reunidos, disse: “A Igreja é viva, veja o tanto de jovens reunidos aqui”.

Também participou pela primeira vez da peregrinação da juventude ao Santuário da Padroeira de Minas Gerais a jovem Stefany Corrêa da Cunha, de 15 anos, de Sabará (MG). Ela se surpreendeu com a beleza do Santuário. “Não imaginava que seria tão bom vir aqui”, diz. Ela também gostou da experiência de estar reunida com tantos jovens, de diferentes lugares. “Nosso grupo chegou ao Santuário bem cedo, às 6h30, e foi muito bom estar em comunhão com tantas pessoas”.

Após a Missa, os jovens puderam acompanhar uma apresentação musical. Muitos foram se encontrar com dom Walmor, para pedir bênçãos e registrar uma foto ao lado do Arcebispo.

Meios de comunicação presentes

TV Globo
Estado de Minas (destaque na capa do jornal, edição de domingo)
O Tempo

A TV Horizonte e a Rádio América transmitiram ao vivo a peregrinação.