Jubileu de Nossa Senhora da Piedade: Inauguração da Praça Alcides da Rocha Miranda

No dia da Festa de 55 anos de Proclamação de Nossa Senhora da Piedade como Padroeira do Estado de Minas Gerais, 31 de julho, foi inaugurada, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, a Praça Alcides da Rocha Miranda, uma homenagem ao arquiteto idealizador da Igreja Nova das Romarias. Centenas de fiéis participaram deste momento especial em comunhão com o Arcebispo e com sacerdotes da Arquidiocese de Belo Horizonte.

A Praça, que fica em frente à Igreja Nova das Romarias, foi pavimentada e recebeu projeto paisagístico, bebedouros e o guarda-corpo. As obras foram viabilizadas por meio de parceria entre a Arquidiocese de Belo Horizonte, Governo de Minas Gerais e Prefeitura Municipal de Caeté. O objetivo foi trazer mais conforto e segurança para todos os peregrinos que visitam a Casa da Padroeira de Minas Gerais.

Às 15h, o arcebispo dom Walmor presidiu Missa na Ermida da Padroeira, que foi transmitida ao vivo pela TV Horizonte e TV Canção Nova. Durante a celebração, dom Walmor destacou a importância do Santuário para todos os mineiros "São 55 anos deste dom, que é termos Nossa Senhora da Piedade como padroeira de nosso Estado. Uma história que começou com um leigo, Antônio Bracarena, que plantou neste local uma semente bonita e fez com que ele se tornasse um grande centro de espiritualidade. Aqui, nas montanhas de Minas, Cristo Rei fez o seu altar e também colocou aqui a Casa de Clemência e Bondade da Mãe da Piedade. Ouso dizer, e acho que não estou equivocado, que aqui é o coração de Minas Gerais".

Logo após a celebração, uma procissão seguiu até a nova praça, onde foi realizada a cerimônia de descerramento da placa e a bênção. Em seu pronunciamento, o Arcebispo destacou o trabalho do arquiteto Alcides da Rocha Miranda, que auxiliou Frei Rosário a construir toda a estrutura do Santuário: Praça Cardeal Mota, Casa dos Peregrinos Dom Silvério, Restaurante Dom João Resende Costa e Igreja Nova das Romarias. Dom Walmor também fez um anúncio muito especial: "o próximo passo será enviarmos para o Papa Francisco o pedido para que a nossa Igreja Nova das Romarias seja elevada a Basílica de Nossa Senhora da Piedade. Será um longo processo, mas temos aqui tudo o que é necessário: um lugar especial de espiritualidade e formação da fé cristã".

A Praça Alcides da Rocha Miranda faz parte de mais uma importante etapa do conjunto de revitalizações do Santuário da Padroeira de Minas conduzidas pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.  Nos últimos quatro anos, o complexo arquitetônico, histórico, paisagístico e cultural do Santuário Nossa Senhora da Piedade passou por importantes revitalizações. A Ermida de Nossa Senhora da Piedade e a imagem esculpida pelo Mestre Aleijadinho foram cuidadosamente restauradas. Um novo trevo, com a Praça Frei Rosário Joffily, na entrada do Santuário, foi criado para facilitar o acesso dos peregrinos.

Leia o artigo de dom Walmor Oliveira de Azevedo, publicado no dia 31 de julho, sobre o Santuário Nossa Senhora da Piedade: O Coração de Minas. Clique aqui.

Acompanhe a programação do Jubileu de Nossa Senhora da Piedade, clique aqui.

Imprensa:
TV Globo