Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé se reúne no Santuário Nossa Senhora da Piedade

A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB está reunida no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, entre os dias 26 e 29 de janeiro. Durante a reunião, está sendo realizado um estudo sobre o documento Sensus Fidei (Sentido da Fé), publicado pela Comissão Teológica Internacional, no ano passado. Também está sendo feita a preparação para a Assembleia Geral da CNBB, entre 14 e 25 de abril, na cidade de Aparecida (SP).

O presidente da Comissão e arcebispo de Brasília (DF), dom Sérgio da Rocha, explicou que a Comissão para a Doutrina da Fé é uma comissão permanente, eleita pela própria Assembleia Geral da CNBB. "Ela tem como principal tarefa promover, cada vez mais, o conhecimento da verdade do Evangelho, da Doutrina da Igreja. Precisamos formar cristãos católicos conscientes, que saibam das razões da própria fé. A Comissão também contribui zelando pela transmissão da Sagrada Escritura por meio das traduções. Neste momento, estamos empenhados na atualização da Bíblia da CNBB, que serve de referência para a liturgia e a catequese. Também estamos celebrando o jubileu do encerramento do Concílio Vaticano II e estamos zelando por uma tradução atualizada dos documentos do Concílio" afirmou o presidente.

Dom Sérgio também agradeceu a acolhida recebida na Arquidiocese de Belo Horizonte "Neste encontro temos a graça de contar com o apoio da Igreja local, representada pelo arcebispo dom Walmor, que já foi presidente desta mesma Comissão, e também por dom Wilson, que participa da Comissão atualmente. É muito importante que as reuniões sejam realizadas em diferentes lugares do Brasil para que nós possamos, cada vez mais, considerar a realidade concreta em que vivemos. Temos diversas expressões culturais que devem ser avaliadas quando procuramos compreender a Doutrina da Igreja".

Membro da Comissão, dom Wilson Angotti, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, destacou o tema principal: "A Comissão, neste encontro, de maneira especial, está refletindo sobre o Sensus Fidei, ou seja, o sentido de fé. Por exemplo, quando Jesus prometeu à Igreja o dom do Espírito Santo, ele disse que o Espirito Santo recordaria à Igreja tudo aquilo que ele havia ensinado e nos levaria ao conhecimento da plena verdade. Portanto, é sobre este aspecto que estamos refletindo: todos aqueles que possuem fé, movidos pelo Espirito Santo, têm esse senso de verdade. A igreja traz em si, como dom do Espirito, o sentido da fé".

A Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB tem como missão zelar pela fidelidade da doutrina da Igreja e pela integridade de sua transmissão. Também tem como objetivo promover a inteligência da fé, ou seja, a reflexão teológica, de modo que esta possa responder adequadamente aos questionamentos e desafios atuais. Além de arcebispos e bispos, estão reunidos no Santuário da Padroeira de Minas Gerais o Grupo Interdisciplinar de Peritos (área Teológica), que colabora com a  Comissão.

São membros da Comissão: dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Comissão; dom Murilo Krieger, arcebispo de Salvador (BA); dom Pedro Cipolini, bispo da diocese de Amparo (SP); dom Paulo Cezar Costa, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio De Janeiro (RJ) e dom Wilson Angotti, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Além dos assessores, padre Luís Henrique Eloy e Silva e monsenhor Antônio Luiz Catelan Ferreira.