Milhares de fiéis participam da Peregrinação Mineira do Terço dos Homens

O céu ainda estava escuro quando os fiéis chegavam em suas caravanas. Muitos viajaram quilômetros; outros percorreram um caminho mais curto; mas todos  com motivações em comum:  a alegria e a fé para participarem da primeira Peregrinação Mineira do Terço dos Homens. O evento, que reuniu quase 10 mil pessoas neste sábado, dia 30, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Caeté, recebeu mais de 130 grupos de 17 dioceses do Estado. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, presidiu a Celebração Eucarística no final da manhã.

Durante a Missa, dom Walmor lembrou que todos estavam reunidos na Peregrinação como filhos de Maria, para tornarem-se discípulos de Jesus. Ao meditar sobre a Mãe do Senhor, o arcebispo destacou que Ela, como Mãe, nos ensina a deixar que Deus também faça em nós  sua morada. “Terço na mão, filhos de Maria, discípulos de Jesus cada dia”, ressaltou dom Walmor no final da sua homilia.

Acompanhado por um entusiasmado grupo de romeiros, o bispo da Diocese de Januária, dom José Moreira da Silva, viajou 10 horas  para participar da Peregrinação. O bispo que concelebrou com dom Walmor, comentou sobre a importância do evento. “Nosso Papa Francisco nos ensina a estar mais próximos dos fiéis. Senti o desejo de permanecer e participar deste momento com eles. Esta ideia da Peregrinação ao Santuário Nossa Senhora da Piedade é uma iniciativa abençoada e vai repercutir muito bem nas famílias, na juventude e nas dioceses mineiras”,  destacou dom José.

Alguns coordenadores de grupos de terço dos homens também falaram sobre a oportunidade  de reunir outros grupos no Santuário da Padroeira de Minas Gerais. “O encontro oferece fortalecimento espiritual e o Movimento do Terço dos Homens é a oportunidade de compreendermos o chamado de Deus para nossas vidas”, destaca o corretor de imóveis Solimar da Silva, 50 anos, da cidade de Governador Valadares.  “Para nós, esta Peregrinação é um convite muito especial, um convite de Deus”, afirmou  o técnico em informática Luiz Carlos Rodrigues de  Jesus, 47 anos, de Januária. Já o empresário Fernando Andrade, 50 anos, natural de Barroso, destacou que este encontro permite maior evangelização e união dos grupos. “A Peregrinação está muito especial. Quero voltar ao Santuário Nossa Senhora da Piedade com minha família”, descreveu Fernando.

No final da Celebração, dom Walmor abençoou o ícone que representa todos os grupos de Terço dos Homens de Minas Gerais. Este ícone  percorrerá todas as arquidioceses e dioceses mineiras. A primeira a receber será a Diocese de Divinópolis.