Santuário da Padroeira de Minas acolhe peregrinos para a vivência da Páscoa

O Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, Padroeira de Minas Gerais, recebeu um grande número de peregrinos, sobretudo de jovens, para as celebrações da Páscoa. Às 11h, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu Missa na Igreja Nova das Romarias. No mesmo horário, o padre Carlos Antônio da Silva batizou duas crianças na Ermida da Padroeira. As celebrações receberam grande cobertura da imprensa e a Missa presidida pelo Arcebispo foi transmitida, ao vivo, pela Rádio América.

Antes da celebração, dom Walmor explicou aos jornalistas que as maravilhas da natureza, presentes no Santuário da Padroeira de Minas, inspiram a vivência da fé. “A natureza mostra que Deus intervém e nos conduz”, afirmou. O Arcebispo também manifestou alegria pela grande presença de peregrinos, sobretudo da juventude. Durante a Missa, ressaltou a importância do jovem na vida da Igreja, especialmente neste ano em que o Brasil receberá a Jornada Mundial da Juventude e a Arquidiocese de Belo Horizonte, no contexto da Semana Missionária, será sede do Congresso Mundial de Universidades Católicas.

Inspirado no Evangelho de Jesus Cristo, segundo São João, dom Walmor lembrou que Maria Madalena, seguindo o impulso de seu coração, procurou Jesus no túmulo “e o encontrou vivo, vencedor da morte”. Em seguida, orientou que os fiéis seguissem o mesmo caminho, argumentando que “o sentido mais profundo de nossa vida é Ele, o Cristo ressuscitado”.

Dom Walmor explicou que, a partir do encontro com Jesus, todos os projetos passam a gerar frutos. “Sem Ele, que nos traz o coração amoroso do Pai, de onde viemos e para onde voltaremos, perde-se o sentido da vida”, explicou. Em seguida, o Arcebispo convidou todos a celebrarem a Páscoa como um verdadeiro encontro com Cristo ressuscitado. “Uma experiência que faz brotar coragem e a alegria de ser bom”.

No fim da Missa, todos renovaram a consagração à Nossa Senhora da Piedade. Muitos fiéis se aproximaram do altar para receber uma bênção especial do Arcebispo e desejar-lhe uma feliz Páscoa.